2005

 

Página inicial

 

 
 

Ler Para Ser... em Niteroi

Jardim Botânico - Rio de Janeiro

Jardim Botânico - Rio de Janeiro

Jardim Botânico - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Hotel Regina

Hotel Regina - Café da Manhã

 

LerParaSer em Petrópolis

 

 

O ano de 2005 foi cheio de grandes aventuras, algumas meio amargas outras dulcíssimas.

 

Muitos conheceram o Mar em 2005

 

Desenvolver o LER PARA SER, em 2005,  foi uma tarefa de ‘plantar flores em pedras’. Relatarei as flores colhidas, quanto as pedras...tornaram-se degraus para um alçar um vôo mais alto.

Durante o primeiro semestre, devido às mudanças estruturais – greve e saída de três professores da escola -  o LER PARA SER não realizou todas as atividades propostas. O que só foi possível no segundo semestre.

Iniciamos o trabalho em dois turnos (2º e 3º). Fizemos visitas à biblioteca da EMMA, onde os alunos escolheram as primeiras obras para serem lidas e fomos ao Laboratório de Informática, onde navegamos pelo site do LER PARA SER.

Os alunos divulgaram as obras que estavam lendo pela escola, através de cartazes, folhetos e confecção de mural. Nesse momento, houve uma parada no trabalho.

Em Junho, quando retornamos o trabalho, com o apoio e incentivo da bibliotecária Maria Carmem, fizemos a divulgação, através de uma oficina, das obras de autores que tinham uma ligação com a cidade do Rio de Janeiro.

Os alunos leram as obras sugeridas, divulgaram e fizeram trabalhos. Cabe aqui relatar o que a aluna Nistiane Silva de Jesus, aluna do Projeto Fundamental Noturno, escreveu:

“...no horário do recreio, quando estava saindo, a professora Silvana falou algo sobre leitura e eu acabei falando para ela que a professora Iáskara tinha passado alguns livros para nós lermos. E, eu contei que acordo às 06:40 da manhã, faço café para o meu marido. Assim que ele sai, pego minha coberta e meu travesseiro, deito no meu sofá de dois lugares e começo a ler. Quando dá 11:00 horas fecho meu livro e fico com o coração ansioso para chegar o dia seguinte pois, quando temos vontade própria de conhecer uma história, parece que estamos fazendo parte dela.”

 Em agosto, fomos ao VI Salão do Livro e foi um verdadeiro sucesso. Muitos alunos se manifestaram  receptivos ao evento e à leitura.

 

Salão do Livro

 

Em setembro, como incentivo às leituras e trabalhos realizados, fizemos uma visita orientada à cidade do Rio de Janeiro e Petrópolis. Veja o relato do aluno José Vítor de Oliveira: “ O que mais gostei no Rio de Janeiro? É muito lindo, como diz a letra da música. Mas o que não fala na letra é a sujeira e o fedor que tem quando se chega no Rio, o prefeito não tem cuidado e não liga para isso já que quem mora naquela região são as pessoas de baixa renda, mais pobres. Como as pessoas ricas moram no centro ou em bairros mais chiques é tudo limpo e bem cuidado, porque é a parte que chama mais atenção do turista. Mas, eu gostei de tudo porque eu nunca tinha ido lá. Gostei muito dos meus colegas que participaram e dos professores que deram a maior atenção para cada aluno. Também do restaurante, da praia, dos peixes no lago do Jardim Botânico, do hotel, do museu Foi bom conhecer o mar. Gostei de ver as pessoas diferentes e dos artistas da Globo. Também agora eu vou ler mais e vou dar o maior apoio para meus filhos. Ler para que eles sejam bons leitores e bom interpretadores das letras  porque os bons leitores têm sempre oportunidades na vida.”

Em outubro, após a reunião de pais dos alunos do 2º e 3º ciclos, uma mãe, cuja filha não era das turmas que o LER PARA SER trabalhava, escreveu o seguinte: “Prof. Iáskara, após a reunião de pais do último dia 10 pude compreender o porquê da nossa filha falar tanto deste projeto LER PARA SER e é lamentável que ele não abranja toda a escola...  Suely Acorroni (mãe de Suelen Carolina  - 3112C)”

Ouvimos “histórias que alimentam a alma, que nos fazem eternas crianças e velhos sábios, histórias que adoçam as nossas vidas” com o Grupo Trança Contos. Fomos à Tiradentes e Itabira. Alcançamos novos vôos, sonhamos...

sem sonhos, as perdas se tornam insuportáveis, as pedras do caminho se tornam montanhas, os fracassos se transforma em golpes fatais. Mas, se tiver grandes sonhos...seus erros produzirão crescimento, seus desafios produzirão crescimento, seus desejos produzirão oportunidades, seus medos produzirão coragem.” (Cury,2004)