Biografia

Voltar

 
 
 

Bartolomeu Campos de Queirós viveu sua infância em Papagaio , antes de se instalar em Belo Horizonte, onde reside e trabalha.

Bartolomeu só faz o que gosta, não cumpre compromissos sociais nem tarefas que não lhe pareçam substancias.

Diz ter fôlego de gato , o que lhe permitiu nascer e morrer várias vezes. ."Sou frágil" o suficiente para uma palavra me machucar, como sou forte o suficiente para uma palavra me ressuscitar".

  Com formação nas áreas de Educação e Arte, cursou o Instituto Pedagógico de Paris. Desde os anos 70, tem destacada a atuação como educador, em vários níveis, contribuindo com importantes projetos para a Secretária de Educação e para o Ministério da Educação.

Participa do Projeto ProLer, da Biblioteca Nacional ,dando conferências e seminários sobre educação, leitura e literatura. Tem 43 livros publicados no Brasil e vários deles traduzidos e editados em outros países.  É detentor dos mais importantes prêmios literários nacionais, como o Prêmio Cidade de Belo Horizonte; Prêmio Jabuti, Câmara Brasileira do Livro; Selo de Ouro, da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil; 9ª Bienal de São Paulo; 1ª Bienal do Livro de Belo Horizonte; Diploma de Honra da IBBY, de Londres.

Com o Livro "Index", foi o vencedor do Concurso Internacional de Literatura Infanto-Juvenil (Brasil, Canadá, Suécia, Dinamarca e Noruega). Vários de seus textos foram adaptados para o teatro, dentre eles "Ciganos", encenado pelo grupo Ponto de Partida.

Sua obra tem sido tema de teses acadêmicas  em várias universidades brasileiras.

Foi presidente da Fundação Clovis Salgado / Palácio das Artes, membro do Conselho Curador da Escola Guignard.

Esta pequena biografia foi pesquisada na biblioteca da escola. e na Internet: http://www.caleidoscopio.art.br/bartolomeuqueiros/

Camila