|
|
RELATOS
|
Aluna: AMANDA CUNHA
Estamos participando do Projeto Ler para Ser. Somos Amanda e Débora. Começamos a participar do projeto em fevereiro de 2003 a convite da professora Eva. Eu Amanda, gosto muito de ler, dançar, fazer teatro, organizar festas, e de participar de todas as atividades da escola. Por isso quando a professora disse que nós teríamos uma aula de Literatura por semana e que nessa aula teríamos a oportunidade de conhecer autores, estudar poemas, compor poemas, visitar bibliotecas, e mais um monte de coisas legais, topei logo; é claro. O meu grupo escolheu o autor Maurício de Sousa. Estudamos sobre o autor no primeiro semestre desse ano e descobrimos muitas coisas legais. Maurício não é autor apenas de revistas em quadrinhos, mas também de livros. Então escolhemos o livro: Drogas: Uma história que Precisa ter fim. O trabalho foi legal porque conseguimos mostrar a muitos adolescentes da nossa escola de que usar droga não é uma opção inteligente. O professor Péricles nos ajudou muito participando conosco dos ensaios, das filmagens e também nas apresentações e com a informática. Pensando em todas as atividades que participamos este ano, apresentação de teatro para a comunidade, para os colegas, divulgação do livro, visita ao Salão do livro, pesquisas na internet, apresentação do Projeto na SMED e visita à Escola de Esmeraldas. A mais interessante foi a apresentação do nosso trabalho em Esmeraldas. Nós aprendemos com os alunos da zona Rural e também tivemos a oportunidade de incentivar a leitura contando a história do Projeto, falando sobre alguns autores e doando livros. Todas as professoras do Projeto CrerSendo ajudaram nessa atividade;. Em seguida fomos para o Sítio da Professora Cláudia, que fica próximo à escola e tivemos uma tarde super agradável. Participar do projeto me fez saber o quanto sou capaz de criar coisas novas e isso é muito divertido.
Aluna: DÉBORA SILVEIRA Olá, eu sou a Débora. A Amanda já disse tudo e eu concordo com ela. Eu também gostei muito de participar do Projeto “Ler Para Ser”. No início nos brigamos muito porque a Carolina queria ficar no grupo e a maioria não queria a presença dela. Aí esse problema acabou sendo resolvido com a ajuda da professora Eva. Nós lemos o Livro “Drogas: Uma história que precisa ter fim. Estudamos sobre o autor Maurício de Sousa. Eu descobri que”... ele criou vários personagens que encantam as crianças no Brasil e em redor do mundo, é ele próprio um personagem extraordinário, autor da façanha de popularizar o quadrinho nacional.” Maurício diz: ” Criança é sempre criança. Todas são iguais, perante a lei e perante a natureza. Comecei sendo criança. Depois, tendo criança, por fim, trabalhando com criança.” Foi muito divertido apresentar um teatro sobre drogas, acho que mexeu com a cabeça de muita gente. A Carmem da biblioteca disse que o livro não pára na biblioteca. Todo mundo gosta de ler Histórias em quadrinhos, mesmo sendo um livro. Pensando em tudo que fizemos este ano e conversando com o grupo, o mais legal, para a maioria, foi incentivar a leitura do livro, visitar o Salão do Livro e as aulas na sala de informática. Como eu não tenho computador foi uma grande oportunidade para aprender a navegar na Internet, visitar Sites de pesquisa, digitar, enviar e-mails e o mais legal de tudo; ajudar a criar a página Maurício de Sousa. Apesar de nem sempre ser fácil trabalhar em grupo, se pudesse faria tudo de novo. Foi Muito bom.
Aluna: KÊNIA GOMES
Começamos nossos trabalhos de literatura escolhendo um autor e um livro que falasse sobre drogas. Então escolhemos Drogas: uma história que precisa ter fim. Lemos o livro e fizemos cartazes, panfletos, etc. para divulgar o livro e o autor Maurício de Sousa. Colamos cartazes por toda a escola, entregamos panfletos nas salas e aproveitamos esse momento para mostrar o livro para as turmas e mostrar como ele é fácil de ler e também como é divertido. Fizemos um teatro muito legal com a ajuda do professor Péricles. Nas aulas de literatura, duas vezes por mês, nosso grupo ia para a sala de informática. Nós usávamos esse horário para pesquisar na Internet, conhecer Sites de Literatura, mandar e-mail para Maurício de Sousa, que nos respondeu carinhosamente e conhecer outros autores. Eu não tenho computador em casa mas de vez em quando uso o da minha prima. Em agosto fomos ao Salão do livro e entrevistamos a autora Flávia Menegaz autora do livro “Poetando”. Foi muito divertido poder dialogar com a autora. Em setembro participei do Festival Internacional de Quadrinhos. Minha equipe ficou entre as classificadas para a Maratona. Foi uma experiência muito boa. Em outubro estudamos Vinícius e arriscamos alguns poemas. Descobri que em minha turma existem muitos poetas e poetisas. Participar do Projeto “Ler para Ser...” é legal porque a gente aprende sobre autores e acaba gostando dos livros deles. Por exemplo, eu não conhecia Frei Betto, mas depois que assisti ao teatro “ A menina e o elefante achei engraçado e quiz ler o livro. Aí, li a biografia de Frei Betto e acabei descobrindo que ele é um homem super importante. Assessor do Presidente Lula e trabalha divulgando o Programa “ Fome Zero”. Fizemos muitos trabalhos de incentivo à leitura. Nem dá pra lembrar de tudo, mas o legal é que quando a gente descobre que é bom ler, fica fácil convencer o colega que não gosta muito. Hoje eu leio mais do que antes.
Aluna: NELIANE AGUIAR
Eu me lembro da primeira aula com poucos detalhes . A professora Eva falou desse projeto para a turma de uma maneira bem incentivadora. Ela contou a experiência do ano passado. Depois fomos para o pátio, fizemos um círculo e ela nos mostrou o livro do Menino Maluquinho. Cada um leu um pouquinho. Na aula seguinte fomos conhecer a biblioteca e a Carmem falou para a turma as normas da Biblioteca. Então aproveitou o momento para fazer a carteirinha para pegar livros emprestados. Na aula seguinte a Professora pediu que nós a ajudássemos a fazer um trabalho de incentivo à leitura na escola, pois muitos alunos não gostavam de ler. Na minha turma alguns levantaram a mão e disseram que nunca leram um livro inteiro porque era chato. Meu grupo apesar de tudo teve uma boa organização . Participaram AMANDA, NELIANE, SARAH KÊNIA, JÉSSICA, BRENO, LORRAYNE e DÉBORA. Nós escolhemos o autor Maurício de Sousa. Lemos o livro ''Drogas: uma história que precisa ter fim. Divulgamos o autor através de panfletos, cartõezinhos, e cartazes. A idéia da apresentação era de fazer um teatro, uma música e Palestra sobre o autor. A gente ensaiou na sala de informática e na sala 30. Ensaiávamos nas aulas de Literatura, no recreio e às vezes quando a aula acabava mais cedo. Nós Pesquisamos sobre o autor na sala de informática usando a internet. Nosso grupo apresentou para as turmas das 5ª series e para os pais. Trabalhar com o professor PÉRICLES foi bom e divertido além de ser um bom professor ele é bem divertido. Eu achei esse trabalho bem envolvente, criativo, além de tudo bem organizado e divertido. Eu aprendi nesse trabalho que você deve pensar e se preocupar com o futuro. E que a leitura é muito importante para crescermos na vida . Ler é uma das maneiras de se dar bem porque você passa a escrever melhor e a ver a vida com outros olhos.
|